segunda-feira, janeiro 22, 2007

Florestania? Onde?



É inevitável notar que o Acre sofre certa melhora, aliás, sofreu e caminha a sofrer. Fonte indica-me que este fato ocorre somente na área de logística – computadores, grampeadores, clips, lápis, (deixemos de ironia) lá onde não vemos. Não me nego a seguir essa “crença”, baseado por observação (claro, por puro prazer também, embrulha-me o estômago, e a mente, essa exaltação a ídolo, que nem ídolo é). Por bem, os “Coronéis” saíram do Estado, apesar de que alguns voltaram de mãos dadas a candidatos da frente vigente.

Observo, no alto de minha superficialidade, estradas e obras mal acabadas, municípios interioranos não tão bem conservados, ufanismo – olha que, nação não somos – proliferação da pseudarte estilo CATAC, e os jornais, belos jornais, que não devem ser revistas novelescas, com o puro sentimento (falso por sinal) de tranqüilidade no Acre; ora, nunca se viu madeireiros e pecuaristas tão felizes - por que será?

Vejamos, a Amazônia perde um absurdo montante todos os dia, meses e anos. Portanto, compreensível, para mim e, certamente, para quem se diz amante ou, simplesmente, defensor dessa Floresta, é não desmatar e nem, pelamordeus, desmatar aos poucos; essas árvores levam anos para crescerem.

Tempo desse, descobriu-se a Floresta Estadual Chandless – creio que o britânico Chandless a “descobriu” – ali, fazendo fronteira com o Peru em seu oeste. Correm planos para venda de concessões para desmatamento (acho que é isso, o Governo não mostra tudo, assim, tão fácil), com plano de manejo é claro, naquela área, plano semelhante ao do Governo Federal para terras do Amazonas. Haverá extração de tudo que tem de bom por lá.

Digo, orgulho para nós, acreanos, seria a conservação dessa área (dizem, até, conter cinco vezes mais, no mínimo, biodiversidade que a Serra do Divisor, maior biodiversidade do mundo, oficialmente) e de outras áreas, com certeza. O mundo emana (com certo atraso, é verdade) um sentimento de conservação, necessário para nosso bem. O que se faz aqui não é moderno, muito menos exemplo, é, sim, pura enganação, e mais outros sinônimos.

Trojdens Desmond

Links relacionados:

http://www.agirazul.com.br/fsm4/_fsm/chandless.htm

http://www.seiam.ac.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=556&Itemid=113

http://www.ambientebrasil.com.br/noticias/index.php3?action=ler&id=17211

Nenhum comentário: