segunda-feira, novembro 27, 2006

Falta de liberdade em ambiente escolar

Disse o sábio uma vez: “Nada que é imposto é saudável para liberdade”.
A diretoria do Colégio Meta adotou como norma obrigatória o uso da calça jeans e do sapato fechado como parte do uniforme escolar.
Esse modelo de administração de uma escola já é mais de que ultrapassado, pois vivemos em uma democracia moderna, e a escola é o lugar onde aprendemos a praticá-la. Como é que vamos aperfeiçoar a nossa democracia se as coisas são impostas sem o mínimo de respeito à liberdade e à vontade dos alunos?
Além do que já foi dito, é um absurdo obrigar os alunos em uma região quente como a nossa a usar calça comprida e sapato fechado, criando um desconforto no aluno devido ao calor provocado antes de chegar à sala de aula e o término das aulas.
Podemos concluir que a medida mais sensata e inteligente que a direção do Colégio Meta poderia adotar era abolir todas essas normas que ferem a liberdade dos alunos e que são coisas do século passado. Não estamos em um quartel, estamos em uma escola que ensina e prepara as pessoas a ser cidadãos.

30/03/05

Lee Iram

2 comentários:

Anônimo disse...

Sua retória ao assunto é muito relevante. Complementando sua linha de pensamento, creio que o Colégio Meta usa de forma especulativa, a obrigatoriedade do uniforme para fins promocionais...
Como se já não bastasse a grande divulgação que o Colégio já tem!
Outro meio de divulgação que o Colégio usa para a população desta cidade, é por meio dos méritos de seus alunos, particularmente, aqueles que consequiram ser aprovados por algum processo seletivo - claro, como um colégio particular, eles visam a lucratividade e a boa aparencia.
puro merchandising.....

Bye....

ALTINO MACHADO disse...

Gostei do blog. Começaram bem. O desafio agora é atualizá-lo todo dia. Sejam persistentes. Um abraço