domingo, abril 15, 2007

Sobre a noite do dia 12 de abril e algo mais!

Para começar, a noite foi armada por Tião Viana, que lutou durante sete anos por seu projeto (espero que o senhor senador não tenha ido a murros e pontapés, posto que pelo vermelhidão em sua face ao ouvir o seringalista Osmarino Amâncio e Toinho, murros e pontapés seriam pouco), que é basicamente pesquisar o potencial do possível petróleo ou gás natural no Estado do Acre (até parece que não irão explorar). No dito debate, à mesa ao palco, estavam os personagens que iriam consolidar, a trote de autoritarismo barato, os buracos na terra do Juruá, porém havia um que poderia dessoar, era o Miguel Scarcello, todavia faltou um pouco mais de paixão, e uma razão mais coerente não iria tão mal; argumentos além do aquecimento global, como o fato de o Brasil não estar a precisar de combustível, também iriam bem. É certo que Scarcello foi atrapalhado pela lei da atração, na hora em que ia pegar mais pesado com o modelo de Urucu, Tião fazia tanta força mental para que algo acontecesse que o linhão vindo de Rondônia rompeu-se.

Os representantes da ANP – Agência Nacional do Petróleo – fizeram seus papéis, mostraram (ou enganaram) que é fácil fácil, ir lá, furar e pegar o produto, isso tudo sem sujar o meio ambiente, sem dano algum (talvez eles ainda não saibam o que a queima do combustível fóssil faz, mas tudo bem, o Brasil tem dessas coisas).

O senhor Suplicy veio passear, pura sorte, pois se estivesse onde deveria, no Iraque (nada de ironia, ele estava para ir lá, mas decidiu por vir aqui primeiro, ele mesmo disse), sofreria com o barulho, até quem sabe com estilhaços da bomba dentro da Zona Verde (estadunidense é um pé no saco, sempre pensa que faz a coisa certa; e o senhor Felipe Jardim comparou as intenções de Bush às dos setor cultural do governo acreano: ir lá, dizer que fez algo, mas não tem jeito, “artista é complicado” – tentem descobrir quem disse isso). Já que isso não é redação padrão pude fugir do assunto e voltar; o senador paulista veio dizer o que se fazer com o dinheiro dos buracos, ora decidia-se ainda se haveriam ou não buracos, e o Tião já traz gente para dizer o que fazer com a grana?! Ao menos foi o Suplicy, era um cara legal, com as idéias certas, no lugar certo e na hora errada.

Edvaldo Magalhães num cinismo já me alertado.

As pessoas querem petróleo (eu não quero e o Tião quer poder), é claro, virá dinheiro com o bicho preto. Porém, seria mais útil para o povo querer e lutar para que o dinheiro dos governos fosse gasto da forma correta, sem roubos, dinheiro não falta, mas a massa é burra, fazer o que. É verdade que um pouco mais de consideração por parte daqueles que detém o maior montante de money custaria nada, mas uma questão cultural dessas não se muda assim, o homem, em sua maioria, quer sempre mais e mais. O que arrebate ao momento mais interessante da noite (apesar de ter tido um fato hilário, em que o senador acreano tenta rebater o incomodo causado após a fala de Toinho, parecia briga de bar), um rapazinho, aluno de direito (duvido muito que da UFAC) alertando para o consumismo, doença suja, aprofundada neste regime capitalista, o ouro preto não é sinônimo de poder a toa, quem mais o consome mais o quer, mais o procura, quase como um vicio.

Imaginação

O que o Acre tem de interessante? Penso que a Floresta e toda nossa historia com ela. Já imaginou-se um Vale do Silício no meio da floresta? Claro que não produziríamos computadores ou derivados, e sim pesquisar-se-ia, e talvez, até quem sabe, manufaturar-se-ia os ditos produtos da floresta, uma Universidade da Floresta mais técnica e maior, com mais recursos e mais gente, uma universidade com a grandeza que R$ 75 milhões (eu quero mais é claro) de reais podem produzir. Eu sei, eu sei, isso seria criar uma nova elite, a qual destronaria os “novos coronéis”, e é claro, quem está no trono não quer sair, certamente, perder o conforto de uma cadeira acoxoada para que mais alguns bestas acreanos tenham inteligência e conhecimento, para que?


Trojdens Desmond

Olhem como se trata nossa castanha!

Também dêem uma olhada no Blog do Altino Machado >> [|]

Célula Combustível, esse é o futuro!

2 comentários:

ALTINO MACHADO disse...

Rapaziada, parabéns. Gosttei do blog. Muito melhor que o meu quando começou. O desafio é postar sempre. Muito bom saber que vocês estão acompanhando atentamente e opinando sobre o polêmio projeto de prospecção de petróleo e gás no Acre.

Fora disse...

Esse "editor do blog" é o Altino Machado, editor de seu blog. Ocorreu um erro na hora de comentar aqui :p