sexta-feira, junho 08, 2007

Mais que uma questão de economia e meio ambiente

Aquecimento Global? Ah, tem mais jeito não. Amenizar? Para que ora bolas? Investir em novas tecnologias? Ah, não, isso pode mudar a ordem econômica, para que isso, está tão legal assim. (Em minha viagem ao Rio das Balas - Rio de Janeiro, no trecho Brasília/Rio, um argentino puxou conversa, pois observou que eu lia um livro de um argentino, Jorge Luis Borges; ele trabalhava para a General Eletric Company, limpando oleodutos; perguntei sobre petróleo, gás e célula combustível, disse-me ele que as empresas não investem mais nesta tecnologia porque o sucesso é incerto, e se fosse grande, afetaria a força politica de certos países, aqueles que possuem o óleo, ele disse-me ainda que a Petrobras até investe, mas muito pouco)

Aqui no Acre, quem manda é o “Coronel”, como estamos em uma época atual, o “Novo Coronel”, não mais o que possui uns seringais, mas sim o que tem uma fazenda bem cheinha, empanturrada de boi; o que tem um “comércio”, como uma distribuidora de produtos essenciais, este pode até estocá-los para vender um pouco mais caro numa certa época do ano, coisa pouca; o que tem em mãos o poder de manejar povo e economia.

Quem se dará bem com buracos furados, e vigas plantadas (cana – bebum que não vai ser)? Bem, imaginando, assim, com muita força, aqueles que detém as terras. Corporativas!? Não, não, não. Os Coronéis mesmo. Mas aí eu me pergunto: qual o problema dos moços ganharem mais dinheiro? Para mim o problema é inexistente, porém existe um fato muito mais gosmento (até mesmo mais que o óleo), é essa coisa de governo favorecer aquele que possui uma grana considerável ou uma influência, que, creio eu, é impossível sem a grana; essa coisa de meter grana com governo já é um pé no saco, parece que não tem conserto, o que me leva a uma outra coisa que não gosto.

Não ficou muito claro aqui em cima, eu não gosto de GOVERNO, seja ele qual for, para mim, governar é um ato ultrapassado, mesquinho e sem sentido, pois tenho certeza que homens e mulheres têm que aprender a viver juntinhos, em grupos sociais, sem a interferência de um corpo estranho, que neste caso é um corpo mais que estranho, é mentiroso, uma lorota. Democracia uma pinóia, é preferível uma ditadura sadia (o que é meio complicado, porque o homem é meio leso com poder em mãos) a esse teatrinho de políticos.

A outra coisa que não gosto é sociedade e cultura, mas isso é irrelevante, pois sou um, apenas um perante grupos, o que me leva, é claro, a aceitar pacificamente suas existências. Não sou tão louco assim, né.

Ah, mas hoje to com nenhuma paciência, aqui vai:

- Eu apóio a perfuração dos buracos! Vão lá, botem tudo para queimar; deixem a Universidade da Floresta em pedaços, como um sonho não concretizado; lavem suas mãos, digam que deram condições para o Acre crescer economicamente, que o surgimento de novas inteligências (como a minha) não foi necessário, afinal, o Aquecimento Global já não está em pé de guerra?

Trojdens Desmond


O caminho está a abrir-se (Lei de Mineração correu atrás dos problemas - matéria copiada e colada no Blog O Podre Poder)

Nenhum comentário: