quinta-feira, julho 05, 2007

Football e Futebol


É de football que se vive, é, o Brasil vive (alguns brasileiros vivem do crime). O nosso pé está ruim nesses tempos, quase péssimo, chato e “nervosinho”, por que será? Antigamente as pessoas eram mais espertas e menos ranzinzas? Não sei, nasci não há muito, mas por noticias e vozes do além, ainda não sei, ahah! Mas olhem, Pelé e Garrincha entraram em ação na Copa de 58 graças uma intervenção de um grupo de jogadores, Didi e Nilton Santos e mais alguns sugeriram (por aí) os dois, o 10 e o 7; na Copa de 2006 ninguém peitou por Robinho, ninguém peitou Ricardo Teixeira e seus “braços” parasitas (o resto da CBF); hoje ninguém nem dá um chega-pra-lá na Seleção toda, será que piora?

Uma coisa que me enche, e que não é de campo, é a rede de tv pentelha e sua melequenta massificação e seu caráter inexistente. Quando o povo queria festa e pensar que o time de 2006 poderia ganhar a “pelada”, lá vinha a Dona Choca enganar, maquiar, encobrir, fingir, destorcer a verdade, falta de ética e inteligencia nos pseudos comandos da Seleção e da CBF. A massa é ingenua, coitada, nem estudou numa escola de verdade e nem trabalhou num trabalho de verdade.

Lá é lá, aqui é aqui

Para ficar no campo, não que os jogadores brasileiros perderam a cabeça, só colocaram algo mais, as idéias europeias, e esqueceram outros. Essas idéias não são invalidas, têm lá suas bases, mas para o Brasil, e para mim, o negócio é outro, não excluindo os europeus, mas um pouco diferente.

As equipes europeias jogam, quase sempre, com meias-de-campo-de-lado, nos flancos, eles marcam, passam e atacam; no Brasil não se tinha essa coisa, acho que ainda não se tem, existiam laterias, que marcam, atacam e passam, às vezes, pontas e meias livres, que atacavam e passavam e fingiam que marcavam, o adversário poderia assustar-se. Mas, a mercadoria adapta-se ao mercado; lateral por aqui está difícil, os últimos foram Roberto Carlos e Serginho, o resto ou virou meia-de-lado ou sonha em virar, correm menos e ganha mais. A Seleção já sofre do problema que o meia-de-lado causa, o lado mais vulnerável é o esquerdo, onde joga Gilberto, que já é meia-de-lado no Hertha Berlim e não sabe se vai ou se fica, e acaba não indo e não ficando.

Ronaldinho Gaucho apareceu para o mundo num gol circense, que fez pelo lado direito; na Capa de 2002, jogou, quase, como um meia livre; desde que está no Barcelona só joga em dois postos, “ponta” esquerda e atacante central (não centroavante), nunca mais se viu Gaucho ir de uma lado a outro, do congestionamento para a pista livre; ir ao campo de defesa e comandar uma jogada (ele fazia isso logo quando começou no Barça), agora fica ali, no canto , rebolando, rebolando e por aí.

Robinho, ultimamente, tem feito o que se espera de um craque, vai pegar a bola onde estiver e levar-la ao ataque por onde for, mas ainda não é craque, Daniel Alves, Maicon e Rafinha (do Shalke04) ou jogam como laterais ou fingem muito bem.


Trojdens Desmond

Um comentário:

Anônimo disse...

já foi bom. hoje nao passa de bobagens.

adorava seu trabalho, mas vc agora não fala coisa com coisa!